
Recentemente e após ver um filme (Into the wild - O lado selvagem) despertou-me a curiosidade para um escritor - Lev Tolstoi. Este nome já me tinha surgido em outras ocasiões, mas desta vez estava decidido a ler qualquer coisa dele, rapidamente comecei a procurar algo deste autor nas livrarias, tenho que confessar que a inicio não foi muito fácil, mas lá encontrei - A morte de Ivan Ilitch, livro pequeno, com grafismo apelativo (foi reeditado recentemente) e preço agrádavel.
O prefácio abriu-me o apetite - "uma das maiores obras do espirito humano", comecei a ler e deparei-me com uma escrita magistral - A morte de Ivan Ilicth é um retrato implacável da nossa condição "não há sentimento que nele não figure, não há emoção que não esteja presente", tenho que confessar que por vezes a angústia do Ivan é tão forte e tão perfeitamente descrita que comove, toca-nos no mais íntimo do nosso ser.
2 comentários:
André,
Também descobri Lev Tolstoi à relativamente pouco tempo. Tem uma obra muito vasta, e segundo dizem Guerra e Paz é a sua melhor obra.
Para mim, a beleza deste autor, está exactamente na sua escrita. As descrições são perfeitas e é incrivel a facilidade com que senti que podiamos transformarmo-nos na personagem e sentir o mesmo que ela. As descrições são maravilhosas e audaciosas.
;) Boas leituras!
Olá Andre,
Sou estudante do quarto período de Direito e na faculdade(Fadivale) fui convidada pelo professor do nucleo de literatura e pesquisa a fazer a interpretação desta obra de Tolstói.
É a primeira obra dele que eu leio e estou maravilhada com está descoberta de uma leitura tão agradavel. e com muita responsabilidade de falar sobre esta obra no auditório da faculdade, a apresentação será dia 17/05/08.
Gostaria de receber um comentario seu a respeito desta novela isto me ajudará a fazer a apresentação. Quero fazer uma boa apresentação e que leve mais colegas a leitura, estou com frio na bariga.silviaaguiar79@msn.com
Enviar um comentário