quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Mais platão menos Prozac


Recentemente deparei-me com este título numa das prateleiras de Filosofia, sendo simpatizante da filosofia e gostando de estudar ideias, decidi comprar. Tinha um título sugestivo, mas a ideia por detrás também é muito aliciante, este individuo, Lou Marinoff (Doutor em Filosofia) pretende com este livro expor um movimento de aconselhamento filosófico para resolver os problemas que as pessoas se deparam.
Quando as pessoas estão com depressões vão aonde? ao psicologo ou psiquiatra, provalvelmente estes acabam por receitar alguns anti-depressivos (os psiquiatras, pois segundo a meu pensamento os psicologos não receitam medicamentos). Começando por analisar os nossos problemas, normalmente voltando para trás, até a nossa infância..... acabam por descobrir que afinal temos palpitações e ansiedade porque o nosso amável vizinho roubava-nos o chupa quando erámos putos, ok e agora que já sabemos isso, o que podemos fazer para alterar as nossas palpitações e ansiedade? consciêncializar-nos disso e tentar controlar as nossas reacções. Este processo é extremamente doloroso para o paciente (reviver um passado pouco agradável), para além de por vezes demorar longos meses, mesmo anos até descobrir-mos a origem, se é que alguma vez a descobrimos.
Ok, não é que não seja um processo válido, nem tenho nenhuma base para fundamentar o contrário, mas então o que é que este Dr. nos propõe? analisar os nossos problemas lendo filosofia, a filosofia é um rio sem fim, de acordo com o tipo de problemas, como por exemplo terminar relações ou conflito doméstico passando por crises de meia idade até as questões mais profundas, como por exemplo o sentido e o propósito final da vida. De acordo com cada item recomenda-nos um número de filosófos e livros que podemos ler, que retratam o nosso problema, levando-nos a reflectir sobre esses mesmo problemas.
Quais são as vantagens deste tipo de aconselhamento, normalmente é mais rápido e não é tão doloroso para o paciente por outro lado requere muito mais abertura de espirito para aceitar novas ideias e algum nível de educação. Por muitos desafios que a nossa vida nós traga há sempre uma nova porta para tentar abrir.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Andre,
Hoje a primeira vez que eu visito o seu blog e estou adorando ler tudo que você escreve.

Unknown disse...

Eu li o mais platão e menos prozac e penso que se as pessoas, nós mesmos, refletissemos mais sobre nossa vida seriámos menos anciosos e evitariamos muitas angústias.